segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ENCONTRO DE AVALIAÇÃO

No encontro do dia 10 de Dezembro, estavam presente 15 professores cursistas, para o encerramento da Formação. Nesse momento tínhamos planejado a apresentação dos projetos assim como avaliação do curso. No primeiro momento houve apresentação do Avançando na Prática, pelo o professor Mussully que no seu depoimento falou sobre um trabalho que desenvolveu na Escola Municipal Profº Bartolomeu Fagundes, fugindo a norma rotineira do Curso, o mesmo realizou o trabalho com uma turma de 1º ano e com o texto:"Deficientes, feios e pobres" de Jessé Souza que foi trabalhado na unidade 21 do TP6 que tratava do assunto Argumentação e Linguagem. Apesar de não ser uma das atividades referente ao TP2 e com turmas do Ensino Fundamental, resolvi relata por achar importante o trabalho do professor. Segundo o professor o texto é polêmico e despertaria nos alunos um interesse tal qual foi da turma do Gestar. O mesmo foi procurado por um aluno que sugeriu a realização de uma pesquisa sobre o tema debatido, sendo assim foi utilizado um questionário contendo 10 perguntas pertinentes a matéria. A turma foi dividida em pequenos grupos para realização das atividades. Cada grupo ficou responsável por desempenhar uma determinada função e certificar que todas as informações seriam anônimas, pois o objetivo final era saber como a comunidade escolar reagiria diante de situações que frequentemente geram atitudes preconceituosas. Para encerramento dos trabalhos, os grupos seriam avaliados através de apresentação expositiva dos percentuais obtidos, apresentação teatral envolvendo tema como: Obesidade, homossexualismo, portadores de necessidades especiais etc. E com um debate envolvendo professores e alunos do turno em que foi desenvolvida na atividade. Na avaliação do professor a atividade foi muito proveitosa, pois muitos dos envolvidos manisfestaram-se dando suas opiniões e, até mesmo, testemunhando vivências pessoais, os professores e representantes da direção não se intimidaram e contribuíram com valiosos depoimentos. Tive a oportunidade de visitar o evento não podendo participar integralmente do debate, mas posso dizer que houve aproveitamento do tema em relação ao aspecto pedagógico com o também no sociocultural, pois através dos resultados podemos perceber que os alunos se empenharam em desenvolver um ótimo trabalho.

O segundo momento ficou reservado para as apresentações dos projetos. Os mesmos foram apresentados em grupos devido o trabalho ser realizado por escolas ou por afinidades de temas. O primeiro grupo apresentar tinha como tema do projeto. A Comunidade: Conhecendo a comunidade que vivemos. O grupo levantou três pontos que são: Mudança na língua Portuguesa, sócioeconômica, a cultural relacionando ao dialeto da comunidade. O projeto já está em prática,mas devido a falta de tempo não se trabalhou tudo que estava planejado, eles apresentaram fotos do trabalho em sala de aula, pois desenvolveram um trabalho de pesquisa na comunidade, após levantamento de alguns dados produziram textos dos mais variados gêneros, como, Cordel, poemas entre outros. Na conclusão do grupo, as atividades do Gestar, especificamente do TP3 contribuíram muito para o bom desenvolvimento do projeto, pois através delas puderam perceber maior participação dos alunos nas aulas de Língua portuguesa. Sugeri que aperfeiçoassem o projeto e estendesse para o próximo ano, já que não tinham aplicado da forma planejada, sugeri também que os mesmos dentro dos próximos planejamentos trabalhassem com um dicionário criado a partir de palavras ditas pelos moradores da comunidade que não são do conhecimento de todos. Em seguida o grupo apresentar tinha como tema do projeto: "A música como parte de desenvolvimento da aprendizagem intelectuais dos jovens, tendo como objetivo analisar se a música contribui para o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos, sendo foco do trabalho alunos de 8º e 9º anos usando como metodologia o levantamento prévio bibliográfico para conhecer a literatura existente (livros, revistas artigos), acervo com diferentes estilos musicais entre outros. A avaliação será pela concretização da interação do aluno no projeto. O grupo na sua apresentação destacou o uso da música para o ensino da gramatica especificamente o termo FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO, fazendo uma ponte com a unidade 6 estudada no TP2, o grupo na sua conclusão ressalta que o trabalho com a música é importante para despertar os alunos para aprendizagem, pois aprendem o conteúdo de forma lúdica, mesmo que no primeiro momento alguns tenham apresentado uma certa resistência. O outro grupo tem como tema do projeto "A polissemia dos textos, visando trabalhar com vários gêneros textuais, estimulando ao aluno a interpretar e relatar sua compreensão da leitura de forma prazerosa. O grupo usou como base o TP3 que fala sobre os gêneros textuais. Seguindo a mesma linha o último grupo a apresentar tem como tema:" gêneros textuais: para gostar de ler e escrever, objetivando adequar os gêneros ao cotidiano dos alunos, explorando os mesmos a partir dos autores da terra (Macaíba) para tanto usaram como metodologia levantamento dos autores da cidades , apresentando acervo das obras dos mesmos para os alunos e assim por diante. O projeto ainda não foi trabalhado, sedo adaptado para desenvolver no decorrer do próximo ano (2010). Após as apresentações realizamos a avaliação do curso, onde os professores comentam que o tempo foi insuficiente e que foi muito gratificante pois contribuiu para aperfeiçoar a prática e enriquecer ainda mais as aulas elevando assim o nível de aprendizagem dos alunos. Terminamos o encontro com um amigo oculto e confraternizando com a turma de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário