sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LEITURA, ESCRITA E CULTURA

No dia 14 de agosto nos reunimos novamente para mais um momento de estudo. Estavam presentes 14 professores cursistas. Foi proposto para esse encontro estudarmos a unidade 15 do TP4, onde foi colocado em pauta o estudo das seções 1, 2 e 3, De início apresentamos o texto"Este Admirável mundo louco"de Ruth Rocha. Logo então respondemos a atividade 2 (117), para explorar a função da pergunta no desenvolvimento de estratégias de compreensão leitora. Então lemos o texto com o objetivo de identificar se as hipóteses sobre o texto se confirmaram após a leitura e assim realizamos oralmente a atividade 3 (119 e 120). Chegamos a conclusão que a pergunta é um recurso essencial na procura do conhecimento e que a mesma possa ajudar nosso aluno a avançar na formulação de suas próximas perguntas, caminhando para a leitura autonôma. Pensando dessa forma realizamos a leitura do texto "A expansão da pobreza nas cidades".(136). Após a leitura a turma foi dividida em 6 subgrupos e solicitamos que, com base na leitura do texto, elaborar questões conforme sugerido na atividade 4 (120 e 121).
Foi feito o momento de socialização com a apresentação das respostas elaboradas pelos os grupos. Nesta unidade, procuramos apresentar procedimentos para ajudar no processo de leitura, como na prática pedagógica. Foi encerrado esse encontro com a apresentação dos procedimentos para o próximo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário