quinta-feira, 17 de setembro de 2009

APRENDENDO E CONSTRUINDO

No dia 08 de setembro nos reunimos novamente para darmos continuidade ao estudo do TP5, neste momento estavam presentes 17 cursistas, com o objetivo de estudar a unidade 18 que trata da Coerência Textual. Dividimos a turma em pequenos grupos para o estudo das seções. O grupo 1, ficou responsável pela análise de textos verbais e não verbais, buscando a coerência e a inter-relação entre os mesmos (atividade 3,4, e 5). O segundo grupo ficou com a parte de verificar como se constrói a coerência nos textos (atividades 7, 8,10 e 11). O terceiro grupo analisou como se estabelece a unidade de sentidos em um texto (atividades 13,14 e 15). Os professores demonstraram gostar muito desse momento pois cada um interpretou a sua forma os textos escolhidos,mesmo sendo um trabalho em grupo. Isso fez com que enriquecesse o nosso estudo, já que os grupos tinham que apresenta uma síntese do que tinha sido debatido. Então foi difícil entrarem num consenso, todos queriam defender seu ponto de vista. Percebo que atividades assim despertam o prazer pelo o estudo. Então sempre eatamos estimulando para que façam atividades que despertem em nossos alunos o prazer pela a leitura e até mesmo pelos estudos. Após essa atividade houve a socialização dos grupos. Nesse etapa do trabalho pudemos perceber que o leitor é figura importante na coerência e qualidade do texto, pois quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema maior. Sua prontidão para interpretar a contuinidade de sentidos, a coerência textual. Por isso podemos atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto. Assim fechamos com o comentário final sobre a unidade e relatando da importância de aplicar em sala de aula o avançando na prática, pois será objeto de estudo em nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário